top of page
Garrafas de vinho

Nosso blog

Vinhos para o verão: saiba tudo o que precisa!



Após a primavera surge o verão. No Brasil, o período inicia em 21 de dezembro e vai até março. A estação costuma ter mais incidência do sol, o que caracteriza dias mais longos e quentes.


A época traz clima festivo ao ar livre, havendo busca por bebidas mais refrescantes que irão combinar perfeitamente com piscinas, praias e parques.


E o vinho não pode ficar de fora das opções para o período. Embora muitas pessoas o associem com épocas frias, devemos lembrar que também há rótulos excelentes para dias de calor.


Quais vinhos devemos buscar para o verão?


Estações mais quentes pedem por rótulos que sejam mais novos, com mais acidez, pois trazem sensação de refrescância.


Além disso, quando falamos sobre os taninos é de extrema importância que haja menor teor, pois em grande quantidade e quanto mais alcoólicos forem os rótulos, mais sensação de calor teremos - algo que não buscamos no verão.


Vale ressaltar que é interessante sempre ter sabores que combinem com a estação, trazendo uma sensação mais descontraída e alegre, portanto algumas boas opções são os vinhos frutados e aromáticos.


Quais são as melhores indicações para a época?


No geral, a temperatura ideal para servir os rótulos deve estar entre os 8 e 10ºC, mas não abaixo disso: temperaturas menores podem reduzir as sensações agradáveis da degustação.


Sobre os tipos de vinhos mais indicados para a época temos:


  • Espumantes;

  • Brancos;

  • Rosés;

  • Tintos leves e frutados.


Veremos a seguir quais são as melhores opções e como devemos realizar harmonizações na época.


Espumantes são uma ótima opção para a estação


Além de serem bastante procurados em épocas festivas, como festas de final de ano, comemorações e happy hours, os espumantes são ótimos para consumo na praia ou na piscina.


A gaseificação do espumante resulta nas bolhas que podemos ver e sentir em sua degustação. Elas trazem refrescância, tendo uma sensação muito agradável.


Temos diversas opções de espumantes, que podemos consumir com os mais diversos acompanhamentos. Os mais secos são o Brut, Extra Brut e Nature. Já os mais doces são o Demi-Sec e Moscatel.


O Brut, por exemplo, vai muito bem com carnes brancas, massas e queijos. Também pode acompanhar saladas.


Já o Moscatel tem boa harmonização com frutas, sorvetes e biscoitos. Vale ressaltar que o Moscatel é um dos mais procurados na época por conta da sua doçura e do seu aroma.


Vinhos brancos são uma boa pedida


Não podíamos deixar de fora os vinhos brancos devido à sua leveza, seu frescor e a sua acidez.


No geral há ótimas harmonizações com pratos leves por serem mais secos, jovens e menos complexos, inclusive com menor teor alcoólico.


Os florais vão bem com aves, frutos e do mar e mesmo alimentos mais apimentados.


Já os frutados costumam vir acompanhados de carne branca, queijos e massas.


Além deles temos os brancos cítricos que combinam com pratos leves.


Vinhos rosé também harmonizam bem com o verão!


Embora os vinhos brancos sejam os mais procurados na estação devido à sua leveza, não podemos deixar de lado os rosés.


São bastante populares na Europa, mas ganham espaço também no Brasil e tem a sua tonalidade rosada devido ao contato rápido do mosto com as cascas da uva.


Por conta da presença de taninos, são servidos entre 10 e 12ºC. Os rosés mais leves são consumidos com saladas, canapés, massas e carnes brancas.


Já os rosés médios vão bem com massas como pizza, ou outras massas com molho de tomate, além de peixes como atum ou salmão.


Vale ressaltar que também são bem-vindos em piqueniques e no gera, degustamos os rosés entre o primeiro e o terceiro ano de produção, sendo portanto vinhos mais novos que garantem bastante frescor e acidez.


Vinhos tintos mais leves podem harmonizar com o período


O vinho tinto é bastante popular no frio, mas também tem espaço na estação mais quente do ano.


Neste caso é importante optar por vinhos mais leves e menos encorpados, preferindo aqueles que sejam mais frutados e jovens, com o menor contato possível com a madeira.


O seu consumo varia entre os 13 e 15ºC, havendo uma ótima harmonização com queijos, massas, peixes como bacalhau e linguiça.


Existe diferença entre o tipo de uva para o vinho de verão?


É muito importante considerar sim o tipo de uva, pois haverá maior impacto na degustação, com notas mais frutadas, mais acidez ou leveza no vinho.


Quando falamos sobre uma uva que produz ótimos rótulos para o verão podemos considerar a Pinot Noir.


Produzida em regiões com clima mais frio, como Borgonha ou mesmo Champagne (que dá nome ao famoso espumante), a Pinot Noir tem leveza e garante vinhos com aroma de frutas frescas, além de trazer notas frutadas para o paladar.


Além dela temos a Sauvignon Blanc, que também traz leveza, frescor, sabor frutado e acidez, garantindo ótimos vinhos brancos.


A uva é muito cultivada na região de Bordeaux, na França, mas no Brasil pode ser encontrada também na Serra Catarinense e na Campanha Gaúcha. Os rótulos produzidos com ela costumam ter aroma cítrico e expressividade.


Considerações Finais


Como vimos, o vinho pode ser consumido em diversas estações do ano, não apenas no frio.


Existem bons rótulos para apreciar em dias mais quentes e trouxemos outras dicas sobre Vinhos para a Primavera em nosso blog.


Vale lembrar que cada momento especial pede um rótulo diferente, o que irá garantir experiências únicas na hora da degustação.


Caso queira saber mais sobre vinhos, suas harmonizações e quais os melhores momentos tomá-los não deixe de nos acompanhar.


Referências Bibliográficas









Comentarios


Logo-Bonte

Nossos contatos

Rua Professor Machado Tolosa, 93, 

Mooca, SP

Entrega em até 2 horas.

Aceitamos cartão de crédito, débito e PIX

Siga-nos

Comércio de produtos alimentícios Empório Bonte LTDA ME

Telefone:  1125893082

CNPJ 24771609000122

  • Facebook Bonté Vinho e Etc
  • Instagram Bonté Vinho e Etc

Empório Gourmet

© 2022 Bonté Vinho e Etc | Dando certo desde 2016. Todos os direitos reservados.

bottom of page