VINHO E SUCO DE UVA: QUAIS AS SEMELHANÇAS E BENEFÍCIOS
Quem nunca ouviu falar que uma tacinha de vinho tinto pode até fazer bem para a saúde? Mas você sabe de onde vem esse benefício? E entre ele e o suco de uva integral, qual a melhor escolha?
Vale ressaltar que o vinho é uma bebida alcoólica e deve ser consumida com moderação. E, para quem busca benefícios em uma bebida, o suco de uva integral surge como uma opção mais saudável.
Estudos comprovam a existência de diversos benefícios do vinho para a saúde, sendo os principais com efeitos em problemas do coração, diabetes, digestão e até mesmo depressão. Acompanhe esse artigo para saber mais
O VINHO
Vinho vem do latim vīnum, significando tanto “vinho” como “videira”. De forma geral, é toda bebida resultante do mosto de uva fermentado, ou seja, se não for de uva, não pode ser considerado vinho.
A produção do vinho se dá a partir do mosto obtido das uvas por um processo de prensagem ou esmagamento, posteriormente fermentado para obtenção de álcool. Após esse processo o líquido entra na última etapa, onde pode ser estagiado em barricas ou engarrafados para venda.
Os vinhos finos precisam necessariamente ser elaborados a partir da espécie Vitis vinifera, enquanto os vinhos de mesa permitem outros tipos. Além disso, a porcentagem alcoólica deve ser de 8,5% a 14% em volume.
Existem cinco tipos distintos de vinhos: os vinhos tintos, os brancos, os rosés, os espumantes, e os vinhos fortificados.
OS TIPOS DE SUCO DE UVA
A principal diferença do suco de uva para o vinho é, obviamente, a presença do álcool. Mas, além disso, o processo de produção das bebidas é diferente, o que faz com que as propriedades nutricionais não sejam as mesmas nos dois produtos.
O primeiro processo é a colheita e separação dos frutos. Após, é feito o esmagamento das uvas e o aquecimento do suco extraído.
Porém, existem diversos tipos de suco de uva. Suas composições — e nutrientes — são bem diferentes. Portanto, antes de optar pela compra de um deles, é necessário analisá-los.
Entre os produtos mais comuns existem pelo menos três tipos: suco desidratado (o popular refresco em pó), néctar de fruta e suco integral. O suco desidratado contém apenas cerca de 1% de polpa de fruta e é cheio de aditivos como sódio, açúcar e corantes. Logo, não é uma opção saudável para consumo.
Já o néctar de fruta geralmente possui entre 20% e 50% de polpa. O restante de sua composição é, principalmente, água e açúcar, além de outros aditivos químicos, como corantes e conservantes.
Vale lembrar que comer uvas brancas ou verdes, ou beber seu suco, também não tem o mesmo efeito, porque não contêm os flavonóides que as uvas pretas e rosadas têm.
VINHO E SUCO DE UVA: AS SEMELHANÇAS E BENEFÍCIOS
O primeiro ponto é óbvio: o sabor, já que são feitos da mesma fruta.
Mas, o suco de uva integral é o caldo retirado das uvas e que não passaram pelo processo de fermentação, algo que define a principal diferença desta bebida para todos os tipos de vinhos. Através da fermentação, o suco de uva em contato com o açúcar, sofre ações químicas que tornam o açúcar em um líquido alcoólico.
Ele é um grande estimulante das funções hepáticas, sendo utilizado como base para a formulação de remédios para doenças no fígado. O maior benefício da uva para nosso organismo são os polifenóis. São compostos orgânicos e presentes em grande quantidade nas uvas, sendo repassados ao vinho e ao suco de uva integral.
Essa bebida também é indicada para quem tem problemas no excesso de consumo de carne, pois combate a acidez sanguínea. O suco de uva é um estimulante digestivo natural e valioso, que acelera o metabolismo e elimina o ácido úrico do organismo.
Além disso, tanto o suco de uva quanto o vinho, possuem as seguintes benesses:
▪️Vitamina B que combate a depressão;
▪️Auxilia no emagrecimento;
▪️Por causa dos polifenóis, retarda o envelhecimento das células do corpo;
▪️Combate males no coração.
As duas bebidas contém diversos benefícios, mas a opção mais saudável continua sendo o suco de uva, principalmente para os que estão de dieta. É importante lembrar que tudo deve ser consumido com moderação.
CONCLUSÃO
Dito tudo isso, conclui-se que ambos os produtos podem ser benéficos para a saúde. Mais importante do que escolher entre o suco de uva ou o vinho, é optar sempre pela qualidade do produto comprado.
Prefira o suco integral e evite o refresco em pó e aqueles em caixinhas. O mesmo vale para os vinhos. Esteja sempre atento à procedência dos ingredientes e às especificações do produto.
E claro, lembre-se sempre de combinar a bebida com a ocasião. Determinados momentos pedem sucos, enquanto outros ficam ainda mais saborosos com um delicioso vinho.
Mesmo o vinho tendo diversos benefícios, o ideal é consumir de forma adequada, sem exageros. O suco de uva é ótimo substituto e pode ser mais benéfico que o próprio vinho.
BÔNUS
DIFERENÇAS ENTRE A PRODUÇÃO DO VINHO SEM ÁLCOOL E O SUCO DE UVA
Para quem curte acompanhar as refeições com vinho, mas precisa dirigir ou evita consumir bebidas alcoólicas, existe uma opção que permite o consumo de vinho e ainda assim passar incólume pelo bafômetro: vinhos sem álcool.
Mas engana-se quem pensa que vinho sem álcool e suco de uva são a mesma coisa. O suco de uva é feito, geralmente, pelo cozimento da uva com açúcar e adicionado água. O vinho sem álcool é feito pela fermentação natural da uva (sem adição de água) e depois, desalcoolizado. Portanto são processos diferentes e com propriedades e benefícios diferentes.
É importante lembrar também que o paladar do vinho não-alcoólico é diferente dos vinhos comuns.
Nos rótulos suaves sem álcool, o sabor licoroso se sobressai. Já os vinhos secos sem álcool costumam apresentar mais sensação de adstringência, também conhecida como sensação de boca seca.
Isso ocorre porque o álcool tem papel importante na integração com os outros fatores que formam o paladar de um vinho, como a acidez e os taninos.
REFERÊNCIAS
bafometro#:~:text=Quem%20pensa%20que%20vinho%20sem,%C3%A1gua)%20e%20depois%2C%20desalcoolizado.
Comments