Sobrou vinho aberto: e agora, o que fazer com ele?
Nada melhor do que convidar os amigos, os familiares ou degustar sozinho (a) uma boa garrafa de vinho. Porém, existe a possibilidade de sobrarem garrafas abertas e aí resta uma grande dúvida: guardar ou não guardar o que sobrou do vinho?
Ao abrir uma garrafa de vinho existe um prazo certo de consumação, já que o oxigênio é também o grande vilão do sabor e aroma da bebida em longo prazo. Em média, um vinho recém-aberto se mantém bem conservado entre 3 e 5 dias. Mas seguindo as recomendações abaixo, ele conservará suas características por um período de tempo maior.
Por isso, se você não conseguiu finalizar o conteúdo de uma garrafa de vinho que abriu, é preciso pensar em alternativas eficientes de mantê-lo longe do oxigênio para tentar conservar suas características.
Quer saber como e quanto tempo pode armazenar cada tipo de vinho? Veja a seguir!
Quanto tempo o vinho dura depois de aberto?
Para melhor apreciar todas as características da bebida, como o aroma e acidez, o ideal é consumir o vinho logo depois que for aberto.
Em geral, existem dois aspectos que devem ser observados no vinho para determinar quanto tempo ele poderá ser armazenado depois de aberto: a Denominação de Origem e o residual de açúcar.
Vale lembrar que o tempo que a bebida pode ser conservada depende do tipo de vinho. Confira abaixo:
Espumantes
Os espumantes, que abrangem também os Champanhes, Cavas e Proseccos, duram em torno de 1 a 2 dias na geladeira, desde que fechados com uma tampa específica para que o gás carbônico não escape.
Brancos
Os brancos encorpados costumam durar de 2 a 3 dias na geladeira, quando armazenados com tampa.
Os vinhos brancos leves, como os elaborados com as uvas Sauvignon Blanc, Pinot Grigio e Riesling, por exemplo, duram um período de até três dias refrigerados.
Já os vinhos brancos mais encorpados, como os produzidos com a uva Chardonnay e envelhecidos em carvalho, devem ser consumidos no máximo em até dois dias depois de abertos.
Tintos
Os vinhos tintos leves duram até 3 dias, conservados na geladeira. Já os vinhos mais encorpados, com maior presença de taninos, podem durar até 6 dias após a abertura da garrafa.
Quanto mais potencial e estrutura o vinho tiver, mais tempo ele vai durar depois de aberto.
Vinhos Rosés
Por conta de sua alta acidez, os vinhos rosés podem ser conservados na geladeira por um período de até três dias.
Vinhos Fortificados
Quanto aos classificados como fortificados, desde que estejam com tampas, aguentam muito bem – entre 15 a 20 dias na geladeira. Isso se dá por terem adição de álcool vínico e uma quantidade relativa de açúcares em suas composições. Este é o caso do vinho do porto.
Consome vinho diariamente? Se liga nessa dica!
Se você gosta de consumir seu vinho diariamente (por exemplo, uma taça às refeições), uma excelente opção são os vinhos envasados nas embalagens conhecidas como “bag in box” (BIB).
A principal vantagem do Bag-in-Box é a preservação da qualidade do vinho. A vedação hermética entre a torneira e a bolsa plástica permite que o vinho em embalagem Bag-in-Box possa ser consumido por 30 dias depois de aberto sem que o sabor seja afetado, enquanto o vinho em garrafa deve ser idealmente consumido em apenas um ou dois dias.
Ela é constituída literalmente de uma bolsa de material plástico, onde o vinho é envasado a vácuo e acondicionado dentro de uma caixa de papelão.
Vem com uma torneira para servir o vinho já na taça, o que impede a entrada de ar.
Tempo de guarda de cada tipo de vinho
Espumante método Charmat – até 3 anos
Espumante método Tradicional sem safra – até 5 anos
Espumante método tradicional com safra – até 15 anos, no caso dos grandes vinhos de Champagne
Vinho Branco Leve e Rosé – até 3 anos
Vinho Branco Encorpado – de 3 a 15 anos
Vinho tinto leve – de 3 a 6 anos
Vinho tinto encorpado – de 5 a 50 anos
Vinho fortificado – de 5 a 50 anos
Como e onde guardar o vinho depois de aberto
Deixe o vinho na geladeira ou em ambientes com temperatura abaixo de 15ºC. O frio ajuda a retardar a reação química da oxidação.
Quanto menos contato com o oxigênio, mais durabilidade o vinho terá. Além de deixá-lo na geladeira, é importante tampar a garrafa, diminuindo a entrada do oxigênio.
●Use a mesma rolha para fechar a garrafa
●Use garrafas pequenas para armazenar o restante da bebida
●Use bombas a vácuo
●Use produtos próprios para conservar vinho
Outras boas dicas para aumentar a validade dos seus vinhos abertos podem e devem ser praticadas no dia a dia:
●Deixe sempre seus vinhos abertos na vertical, para minimizar o contato de toda a superfície da bebida com o oxigênio;
●Não deixe seu vinho sofrer mudanças de temperatura;
●Vinhos como o Pinot Noir, Sangiovese e Grenache, com idade acima de 10 anos ou orgânicos são os rótulos mais sensíveis à oxidação. Opte por abrir essas garrafas apenas quando tiver certeza que todo o conteúdo será consumido.
E como eu vou saber que um vinho está estragado?
Os vinhos que ficam abertos além do tempo indicado começam a perder muito de seus aromas e sabores. As notas florais, frutadas, amadeiradas, entre outras dão lugar a cheiros que podem se assemelhar a vinagre, acetona, mofo e, até mesmo, papelão molhado.
Um medo comum que as pessoas têm é que o vinho vire vinagre. Apesar de um vinho cujo tempo de consumo passou ter aromas que remetem ao vinagre, é difícil que um vinho vire naturalmente vinagre. Isso porque para virar vinagre o líquido deve ter contato com alguma bactéria. Assim, o cheiro pode até ser do vinagre, mas não vai ser a melhor alternativa para temperar a salada.
Dica especial!
Compre vinhos em garrafas de 187ml e 375ml. Após consumir, guarde as garrafas para reutilizá-las. O vinho que sobrar de uma garrafa de 750ml, transfira o conteúdo para a garrafa pequena. Como o recipiente é menor, o vinho transferido terá menos contato com o oxigênio após o fechamento.
Mas, caso você não goste de consumir vinho no dia seguinte, uma boa alternativa é utilizar a bebida para cozinhar deliciosos pratos, como risotos, lagarto na panela de pressão com vinho tinto, bruschetta, entre outras receitas.
コメント