Degustação de vinhos: qual a taça ideal?
![](https://static.wixstatic.com/media/951e26_82712c511c454c0d83dcd83768736f0d~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_653,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/951e26_82712c511c454c0d83dcd83768736f0d~mv2.jpg)
Você é apaixonado(a) por vinho, mas não sabe qual a taça certa para consumir esse tipo de bebida? Então fique por aqui porque esse artigo foi feito exclusivamente para você!
Você sabia que existe uma taça de vinho certa para degustar cada tipo de vinho? Isso porque o formato e o material da taça influenciam diretamente no aroma e no sabor da bebida.
São tantas taças de formatos diferentes para uma mesma bebida que é natural ficarmos perdidos na hora de escolher a melhor.
Por que existem tantas taças diferentes?
No mercado existe um leque enorme de modelos de taças, dependendo da bebida servida e da ocasião.
As taças são formuladas pensando nas características específicas de cada vinho, para que possam permitir melhor apreciação de seus aromas, além também ajudarem a direcionar o vinho para áreas específicas do paladar.
Nos vinhos temos a câmera olfativa e dependendo do tamanho da câmera olfativa vão haver mais moléculas aromáticas suspensas no interior da taça. Ou seja, é necessário o instrumento certo para o vinho se “expressar”.
Percebeu a importância de escolher bem a taça? Sabemos que cada sabor (doce, amargo, azedo, salgado) é sentido em um local diferente da língua, portanto, imagine, por exemplo, que você beberá um vinho mais ácido, caso utilize uma taça que não seja adequada para este vinho, a mesma pode direcioná-lo para uma região da boca onde a bebida entre em contato com papilas gustativas que não permitirão a percepção devida da bebida.
Anatomia da taça de vinho
Antes de darmos continuidade ao tema, é essencial conhecermos os nomes das partes que compõem uma taça de vinho, o que facilitará no entendimento dos próximos tópicos:
Aro: de acordo com o tamanho, determina a concentração dos aromas e a distribuição harmoniosa da bebida na boca.
Bojo: pode se referir ao copo ou à parte mais alargada, a borda da taça. De maneira geral, é
onde se serve o vinho.
Haste: faz a ligação entre o bojo e a base. Deve ser suficientemente longa para que seja
possível segurar a taça de maneira confortável e firme.
Base: permite que a taça fique em pé, servindo de apoio às outras partes.
Mas afinal, quais taças ter em casa?
Para que você e os seus convidados tenham uma melhor experiência na hora de degustar o vinho, o ideal é ter diversas taças para atender o propósito de cada bebida.
1 - Grandes taças para grandes vinhos. Os tintos precisam de espaço no bojo para aumentar o contato com o ar.
2 - Para os brancos, taças menores e mais baixas para evitar a perda de temperatura e bojo largo para expandir os aromas.
3 - As taças para espumantes devem ser preferencialmente de cristal, seu formato favorece as borbulhas e os aromas.
Resumindo:
Taças gordinhas: vinhos mais complexos
Taças magrinhas: vinhos menos complexos
Taças para vinho tinto
Existem dois tipos de copos de tinto, popularmente conhecidos como taça Bordeaux e taça Borgonha, nomeadas por duas famosas regiões produtoras de vinho da França.
Taça Bordeaux
A taça Bordeaux é utilizada, amplamente, para o consumo de determinados tipos de vinho tinto.
Apresenta como característica uma borda mais fechada e bojo maior, com finalidade de concentrar melhor os aromas, para não se dispersarem e assim realçar sua degustação.
É indicada para vinhos mais encorpados como o Cabernet Sauvignon, Tannat, Syrah e Merlot.
Taça Borgonha
Como o vinho tinto é o aliado das carnes vermelhas, fritas ou grelhadas, e acompanha bem pizzas e massas, a taça borgonha se destaca para ser eleita a taça para fazer os brindes mais equilibrados em sabor e aroma – e na assertividade de servir e beber vinho com requinte e ao seu máximo.
A taça Borgonha é em formato balão, com o bojo maior que a da Bordeaux. Este recipiente possibilita uma maior apreciação por meio do olfato, valorizando a degustação de vinhos mais complexos e concentrados, como os Pinot Noir.
Taça de vinho branco
Como o vinho branco é normalmente consumido gelado, a taça é menor e mais curta do que a de vinho tinto, de forma que haja menos trocas de calor entre a bebida e o ambiente, evitando que ela esquente.
Taça ISO
É bastante utilizada para degustações técnicas, para que possa ser mantida uma referência
entre diversos tipos de fermentação. Por isso mesmo, ela pode ser um dos melhores
modelos para começar o seu acervo. É relativamente pequena e totalmente cristalina. Seu
bojo é maior e ela é fechada na parte de cima. É boa especialmente para a parte aromática.
Taça Flute
A taça Flute tem haste alta e bojo comprido e estreito, criada especialmente para espumantes e champagnes. Seu principal objetivo é preservar o gás carbônico de champagnes e espumantes em geral, garantindo a persistência do perlage — as borbulhas que se formam na bebida quando servida.
Por fim, temos a taça de vinho rosé. Os vinhos rosados ou rosé são conhecidos por combinarem os taninos dos tintos com os aromas dos brancos. Justamente por isso, a taça pode ser menor que a dos brancos, mas com corpo maior. Ela acentua a acidez do vinho, equilibrando sua doçura ao mesmo tempo. Se uma taça específica para rosés não estiver disponível, as utilizadas para vinhos brancos podem ser usadas como substitutas.
DICA BÔNUS PARA PRESERVAR SUA TAÇA!
Limpeza da taça de vinho
A lavagem de taças e copos deve seguir alguns cuidados para evitar que os resíduos de detergente comprometam o sabor da bebida no próximo uso. O ideal seria lavá-los apenas com água ou com o mínimo possível de sabão, evitando o uso de detergente e enxaguando muito bem em seguida.
Os recipientes, sejam eles de vidro ou cristal, devem ser lavados em uma solução com água quente, que ajuda a soltar mais facilmente a gordura.
Escolha esponjas macias, de material sintético (no mercado, existem opções específicas para limpeza de taças). Caso deseje usar o lava-louças, certifique-se antes da compra que o recipiente permite tal processo e se o eletrodoméstico possui uma função para peças delicadas.
E aí, qual a taça que você mais se identificou? Deixe um comentário aqui e compartilhe essas dicas práticas de taças para vinhos nas redes sociais!
Referências
4 taças básicas para ter no armário
Taça de vinho: um guia sobre os principais tipos e como usar cada um deles
Qual é a taça de vinho que devo usar?
Uma taça para cada vinho: conheça os diferentes tipos de taça
QUAIS SÃO OS TIPOS DE TAÇAS DE VINHO? CONFIRA AQUI.
Comments