Conheça a grazing table: tendência que veio para ficar!
![](https://static.wixstatic.com/media/951e26_119dbcb9f07a44418400b27cfea960f6~mv2.jpg/v1/fill/w_147,h_98,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/951e26_119dbcb9f07a44418400b27cfea960f6~mv2.jpg)
Você já deve ter visto em festas tábuas de frios que são compostas por queijos, embutidos, petiscos, azeitonas, frutas, pães e outros alimentos, não é mesmo?
Embora estejamos acostumados com as tábuas de frios tradicionais, surgiu uma outra tendência muito bacana que começa a encantar os brasileiros.
São elas, as grazing tables, uma forma muito legal de criar um evento incrível, servindo alimentos de forma única e especial - são inclusive uma evolução das tábuas de frios, pois nos trazem muito mais opções de alimentos, dispostos de forma harmoniosa, garantindo uma experiência bem diferente.
Quer saber mais sobre a grazing table e como encantar os seus convidados nas suas festas e eventos? Venha conosco e aprenda um pouco mais sobre essa tendência!
O que são as grazing tables?
Muito mais do que uma tábua de frios, a grazing table é uma tendência australiana que ganha grande espaço por aqui.
Em uma tradução livre, grazing table significa “comida espalhada em uma superfície”, que pode ser uma tábua de madeira, a sua própria mesa coberta por um papel adequado, a ilha da sua cozinha...ou onde a sua criatividade permitir.
No geral, os alimentos são servidos frios ou em temperatura ambiente, como queijos, embutidos, pães, frutas, nuts, mel, patês, molhos, entre outros. O que facilita muito a vida do “anfitrião”, pois quando os convidados chegam, os alimentos já estão dispostos para que todos curtam o encontro ao mesmo tempo.
A superfície em que vão os alimentos é chamada de table, e o tamanho da sua table vai depender da quantidade dos convidados que estarão no evento.
Disposição de alimentos na grazing table: organização e harmonia são essenciais!
É muito importante saber que os alimentos não são colocados na table de qualquer modo, são todos escolhidos a dedo, e colocados de forma harmônica, garantindo uma combinação bem bonita de cores e sabores.
A table traz mais do que o conceito de uma simples refeição, criando um ambiente agradável, de diversão, com uma experiência incrível para todos que estão no evento.
E, é claro, que existe algo que não se pode esquecer ao servir a grazing table: ela precisa estar ao alcance de todos à mesa para que os convidados possam comer livremente.
Uma das grandes vantagens da grazing table para os anfitriões é o fato de que não precisam repor louça para servir os convidados, trazendo mais liberdade para resolverem outras questões do evento e curtirem o momento com todos.
O que vai na composição da grazing table?
Existem inúmeras possibilidades, com várias opções de combinações.
O que manda é a criatividade do momento em que se vai montar a grazing table, podendo-se colocar os mais diversos alimentos em sua composição: queijos, biscoitos, frios, pães, entre muitas outras opções!
E que tal colocar uma geleia artesanal, cookies, chocolates ou pão de mel? Tudo vai de acordo com o desejo de quem vai montar a grazing table, criando uma experiência única e muito empolgante.
Uma coisa boa é que existem tantas opções quando falamos em grazing tables, que de acordo com a necessidade é possível montar tables personalizadas para pessoas intolerantes a lactose e ou diabéticos, com alimentos sem lactose ou açúcar.
Como é o mercado de grazing table no Brasil?
Hoje ainda é um mercado pouco explorado, mas é excelente e tem muito potencial!
Já existem, inclusive, serviços de buffet que fornecem a possibilidade de grazing tables montadas.
No entanto, a nossa sugestão aqui é que você coloque a mão na massa, desperte a sua criatividade e surpreenda os seus convidados.
Como montar a grazing table?
Em primeiro lugar é importante definir qual será o tamanho da table que será utilizada para servir os alimentos.
Depois disso, é necessário escolher o que será servido. Após chegar à definição, é possível preencher a table com todos os alimentos que ficarão disponíveis.
Você pode preencher de dentro para fora e colocar alimentos escuros ao centro e mais claros por fora, por exemplo, para criar lindos efeitos.
E que tal fazer tables doces e salgadas?
Lembrando um detalhe importante para se prestar atenção é o local em que será montada a table. Isso porque as pessoas devem ser capazes de pegar os alimentos sem qualquer dificuldade.
Então, sempre lembre de montar a table em locais de fácil acesso e com uma boa visibilidade.
Grazing tables temáticas: faça uma montagem especial para o seu evento!
A grazing table é ótima para encontros e celebrações com familiares e amigos. E ainda existe a possibilidade de fazer tables temáticas!
E que tal preencher a mesa com alimentos de culturas diferentes?
Você pode servir alimentos árabes ou comidas mexicanas, ou talvez uma mesa cheia de sushis e sashimis.
E que tal montar uma table para o Natal? A ideia é excelente e você pode colocar alimentos, como biscoitos, frutas secas, panetone, passas, nuts e muito mais!
Uma outra possibilidade para as tables é o café da manhã. Pães, queijos, geleias, bolos, tortas, frutas.
É uma ótima ideia, não é mesmo?
É isso!
Vimos que as grazing tables são uma ótima opção para você inovar nas suas festas e eventos.
Elas trazem um novo conceito para as mesas de frios e certamente serão um sucesso nos seus próximos encontros!
Quer mais dicas como esta? Não deixe de nos acompanhar!
Referências Bibliográficas
https://www.folhape.com.br/sabores/dando-o-que-falar-sabe-o-que-e-grazing-table/112988/
https://www.aceitosim.com.br/como-montar-uma-grazing-table
https://www.gazetadopovo.com.br/bomgourmet/experiencia/montagem-grazing-table-tendencia/
https://www.tablestoshare.com.br/post/o-que-%C3%A9-grazing-table
https://independente.com.br/grazing-table-a-evolucao-das-tabuas-de-frios